Tipos de Regaste em Espaços Confinados

Os trabalhos em espaços confinados envolvem diversos riscos que demandam rigorosas medidas de prevenção. Com isso, além de todos os cuidados necessários na execução dos trabalhos, é preciso se atentar às noções de Resgate.

Existem alguns tipos diferentes de resgates, mas o ponto principal é que, independentemente deles, todos os trabalhadores devem estar devidamente treinados e preparados para lidar com situações de riscos, pois diante de algum incidente qualquer tentativa de salvamento mal concebida pode ser fatal.

Confira os principais tipos de Resgate em Espaços Confinados:

Autorresgate:

Pressupõe-se que, ao identificar um perigo, o colaborador abandone imediatamente as suas atividades e saia do local o quanto antes para que a situação não se agrave.

Resgate sem entrada:

Prevê que um colaborador seja retirado por uma equipe capacitada que não precise entrar no espaço confinado para resgatá-lo, se atentando ao plano de resgate e as avaliações de riscos do local.

Resgate com entrada:

Consiste em situações onde não seja possível a execução do autorresgate, nem a operação de uma equipe sem entrada, colocando-se em prática o plano de resgate com entrada, onde uma pessoa ou equipe executa o salvamento de acordo com as condições do espaço confinado.

A importância da detecção de gases:

É importante ressaltar que a avaliação atmosférica deve ser realizada antes do início dos trabalhos no espaço confinado e também antes da entrada da equipe de resgate, já que a atmosfera pode ser alterada durante as atividades, aumentando os riscos presentes no local.

Espero ter ajudado!

GRANDE ABRAÇO E FIQUE SEGURO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *