Os riscos do uso da Amônia

amônia é um gás tóxico, agressivo, incolor e com odor pungente. É utilizada na fabricação de fertilizantes, explosivos, produtos de limpeza, produtos farmacêuticos, entre outros.

As empresas de alimentos e de bebidas utilizam toneladas de amônia para refrigeração, congelamento rápido e armazenamento. Nesse processo, há o grande risco de liberação/vazamento de gás amônia.

Sabendo que  trabalhadores podem estar expostos a esse risco diariamente, é muito importante entender as consequências da presença desse gás no nosso organismo.  

Confira:

– Dependendo do tempo e do nível de exposição podem ocorrer efeitos que vão de irritações leves a severas lesões corporais.

– A inalação pode causar dificuldades respiratórias, broncoespasmo, queimadura da mucosa nasal, faringe e laringe, dor no peito e edema pulmonar.

– A ingestão causa náusea, vômitos e inchação nos lábios, boca e laringe.

– Em contato com a pele causa dor, eritema e vesiculação. Em altas concentrações, pode haver necrose dos tecidos e queimaduras profundas.

– O contato com os olhos em baixas concentrações (10 ppm) resulta em irritação ocular e lacrimejamento. Em concentrações mais altas, pode haver conjuntivite, erosão na córnea e cegueira temporária ou permanente. Reações tardias podem acontecer, como fibrose pulmonar, catarata e atrofia da retina.

Os prejuízos causados pela presença de amônia são muito graves para o nosso organismo, por isso, utilizar detectores para o monitoramento da atmosfera é fundamental para a segurança dos trabalhadores.

Seu ambiente de trabalho possui o risco da presença de amônia? Fique atento e não corra riscos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *