CLASSES DE EXTINTORES – Como salvar vidas.

PROBLEMA PROPOSTO

Certo dia, Maria estava preparando o café da manhã, quando de repente … sua panela entrou em chamas! Maria ficou desesperada e a primeira reação foi buscar água na pia para apagar o incêndio!!!

O que Maria não sabia… é que jogar água em incêndios de óleos ou gorduras somente aumentará as chamas e as espalhará por toda cozinha!!

E você? O que faria nessa situação? Qual agente extintor usaria?

Nesse artigo… falaremos sobre CLASSES DE INCÊNDIO e você aprenderá qual tipo de extintor deve usar em cada situação! (Vídeo sobre o tema)

De acordo com a National Fire Protection Association – NFPA, os incêndios são divididos em cinco classes a saber:

  • Classe “A”: combustíveis sólidos;
  • Classe “B”: líquidos ou gases inflamáveis;
  • Classe “C”: equipamentos elétricos energizados;
  • Classe “D”: metais combustíveis.
  • Classe “K”: óleos e gorduras de cozinha.

Nos rótulos dos extintores de incêndio temos a informação da classe de incêndio para qual o equipamento deverá ser utilizado.

Classe A

Incêndios envolvendo combustíveis sólidos ou líquidos de altíssima viscosidade (a borracha e o plástico).  Essa classe de incêndio tem por característica a formação de resíduos (cinzas e brasas) em decorrência da queima e queimam em superfície e profundidade. O método de extinção mais eficiente e indicado para essa classe de incêndio é o resfriamento, sendo que o agente extintor mais utilizado é a água.

Classe B

Os incêndios de classe “B” envolvem a queima de combustíveis líquidos, graxas e gases inflamáveis e tem por principal característica a queima apenas em superfície e a ausência de resíduos decorrentes de sua combustão. Nesse caso podemos extingui-lo por abafamento ou quebra da reação em cadeia.

Classe C

Esta classe reúne os incêndios em equipamentos que se encontrem energizados. Por isso, devemos ter um cuidado muito especial envolvendo esta classe de incêndio. Nessas condições existe o risco de choque elétrico se forem usadas água ou espumas que contenham água em sua composição.

Classe D

Esta classe de incêndio engloba incêndios em metais combustíveis sendo, em sua grande maioria, alcalinos. Os mais conhecidos são o selênio, magnésio, lítio, potássio, sódio e cálcio.

Os metais combustíveis não são comumente encontrados no dia a dia, mas podem estar presentes em indústrias, depósitos industriais ou laboratórios.

Classe K

Há pouco tempo foi oficializada uma nova classe de incêndio. A classe K refere-se a incêndios com que envolvem meios de cozinhar (banha, gordura e óleo).

Estes incêndios têm características muito especiais, o que os diferencia dos incêndios classe B. O extintor para incêndio classe K contém normalmente Acetato de Potássio.

Olhe os tipos de extintores do seu local de trabalho, sua casa ou quaisquer locais que você frequente… algum dia, você pode precisar! O mais comum de ser encontrado é o extintor ABC, que atende todas essas classes.

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA PROPOSTO

Para concluir, vamos resolver o problema de Maria, proposto no início desse artigo.

Agora sabemos que o extintor para aquela situação é o extintor CLASSE K. Mas como a maioria das pessoas não tem um extintor desse tipo em casa… podemos resolver através do método de ABAFAMENTO. Basta apagar o queimador do fogão e tampar a panela. Dessa forma você impede o contato direto entre a chama e oxigênio do ar. Restringindo o suprimento de oxigênio o incêndio logo acabará.

GRANDE ABRAÇO E FIQUE SEGURO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *